quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Educação X Distribuição de Riqueza

Acredito que o Brasil tem um sério problema do qual derivam praticamente todos os outros. 
Quando falamos de Brasil alguns observam que em termos de volume econômico somos um país que tem relevância no cenário internacional. Mas como diria uma música: "...de frente pro mar, mas de costas pra favela....". Isto é, Somos realmente um país rico, e esta riqueza esta superconcentrada nas mãos de uma minoria. Sim, mas qual relação com a educação?
A falta de educação se reflete nesta distribuição de renda, e é justamente onde se instala o caos social que vivemos este momento neste país.
Proporcionar uma educação de qualidade, significa romper com este modelo e investir pesadamente neste campo, e paralelamente uma política permanente de qualidade na educação.
Precisamos de creches e escolas em tempo integral. Espaços onde a criança e o jovem possam passar o dia, realizando atividades como leitura, música, esporte, lazer, entre outros. Um lugar onde possa receber atendimento médico-odontológico e assistência social.
Quando oferecermos uma educação de qualidade para a população pobre, esta terá condições de alcançar melhores postos de trabalho no mercado, refletindo assim na sua condição material.
Um exemplo latente é o Rio de Janeiro. O tráfico ocupou o papel que o Estado deveria estar desenvolvendo. E é aí que vemos jovens, crianças, empunhado armas e fuzis, quando na verdade deveriam estar na escola.
A justiça social só se fará presente quando tivermos educação de qualidade. Quando digo educação, não são as estatísticas que o governo apresenta, e sim a realidade da sala de aula. A realidade de termos alunos ingressando em faculdades e universidades com problemas graves de formação, como por exemplo a leitura.
Não quero discutir o modelo da progressão continuada, mas o seu resultado  já é notório que é um desastre. Os alunos saem da escola pública com a ilusão que poderão concorrer as vagas de medicina na USP e quando se deparam com a real situação ficam sem entender a causa desta situação.
Chega de "PEDAGOGUÊS"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário