quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O homem e o meio ambiente

Estamos vivendo um período onde muito se fala, muito se noticia, pouco se investiga, ganha-se muito dinheiro, mas pouco se faz para preservá-lo. O ser humano é produto do meio onde viveu milhares de anos e não pode viver isoladamente deste. O curioso é que somos parte da natureza e não à parte como muitos pensam. Não estamos acima, nem abaixo. O ser humano tem suas próprias características, algumas destas únicas, outras muito semelhantes a outros seres vivos. Compartilhamos este planeta com todos os tipos de seres vivos que aqui existem, porém não os respeitamos com o devido valor.
O óbvio é que reconhecemos, pelo menos os mais conscientes, de que a ação do homem sobre este ambiente que o cerca esta modificando o mesmo, e possibilidade de vida de outros tipos. Concluímos portanto que se os recursos são finitos, a população de seres humanos não pode continuar aumentando.
Muito se fala em preservar os oceanos, buscar um combustível menos poluente, energias alternativas não poluentes, reciclagem de lixo, sustentabilidade, entre outros temas, mas pouco se fala da verdadeira causa: O Homem.
Sim, porque a verdadeira causa da poluição do ar, água, solo, desmatamento, assoreamento de rios, ambientes sinantrópicos, SOMOS NÓS MESMOS!
Nenhum programa de governo aborda este tema porque sabe que enfrentará uma resistência muito grande por parte por exemplo, da igreja católica, além de outros segmentos.
O fato é que devemos enfrentar a realidade, queremos conservar a Amazônia ou desenvolver as cidades e municípios; queremos conservar nossa água ou aumentar as vendas de veículos; queremos fabricar armas ou manter a biodiversidade; enfim questões básicas que devemos responder rapidamente.
O planejamento familiar é uma solução para este problema, além da própria educação formal. Quando se planeja esta ação as possibilidades de termos um problema social diminuem. A distribuição de métodos contraceptivos deveria ser uma preocupação constante dos governos.
Se temos a intenção de preservar a natureza, devemos planejar todas as nossas ações, principalmente aquela que aumenta o número de indivíduos sem o ambiente suportar esta carga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário